sábado, 25 de outubro de 2014

O Preconceito

image

Minha irmã mais velha, ficou triste média de uma semana, seu marido argumentou à ela o porque da tristeza, ela contou sobre meu caso.
Quando fui visita-los, percebi que meu cunhado pouco me olhava, não me deu a mão pra me cumprimentar, me ignorou, questionei para minha irmã o porque do comportamento dele, ela me disse que contou à ele. Ele havia dito à ela que eu teria que sentar na mesma cadeira, comer nos mesmos talheres, pratos, evitar de ter contato com minha sobrinha, ao ouvir isso, me segurei para não chorar, mas o que me conforma é que infelizmente o conhecimento dele em relação à isso é primitivo.
Solicitei para que minha irmã desse mais detalhes sobre o vírus e formas de transmissões. Uns dias se passaram e num dia, tive que pega-lo no aeroporto de Congonhas, ele me deu a mão para me cumprimentar e percebi que ele tinha ignorado um pouco o preconceito.
Quando conversei com minha psicóloga e infectologista, sempre chorei quando batia na tecla sobre o preconceito. Talvez, a dor maior não é o vírus e o que ele causa, mas sim o preconceito que gira em torno da sociedade achando que toda pessoa que possui HIV são homossexuais, prostitutas(os), pessoas vulgares, drogados…
Um dia, uma enfermeira me disse: – SEJA VOCÊ TRÊS VEZES! PENSE EM VOCÊ ACIMA DE TUDO!
Já me senti um zumbi, um morto vivo, medo de transmitir o vírus para qualquer um! Me sentir um inútil! Mas calma aí! Estou errado pensar assim! Meu coração bate pulsando sangue, eu respiro!! Sou um ser vivo e querendo viver também! É um vírus gente! Há tratamento! Uma pessoa com HIV vive muito bem se ela apenas se cuidar, algumas coisas podem ter se tornado restrito, mas não é o fim do mundo!
A infectologista que me receitou as medicações, tanto o outro infectologista que me solicitou os exames, ambos falaram as mesmas coisas: – Uma pessoa hipertensa ou com diabete sobre muito mais que alguém que tenha HIV e ambos tomam medicações.
Hoje estou mais forte, estou começando a ignorar que possuo HIV, lógico que transo com cautela e sempre usando camisinha, tomo certinho a minha medicação, estou vivendo e seguindo a minha vida normalmente!

VIVA! SEJA FELIZ!

NÃO TEMA O PRECONCEITO! MUITAS VEZES, ELE PODE ESTAR APENAS DENTRO DE VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário