terça-feira, 21 de outubro de 2014

Sintomas e diferença do HIV e AIDS

Acho feio o termo AIDS (Acquired Immunodeficiency Syndrome) ou conhecida também como SIDA (Síndrome da imunodeficiência adquirida).
Ser portador do vírus HIV não é ter AIDS. Imunodeficiência é uma inabilidade do sistema de defesa do organismo para se proteger contra microrganismos invasores, como o vírus HIV. A Aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).
Mas o vírus tem um longo período de incubação antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso. Por isso, uma pessoa pode ser portadora do vírus sem necessariamente estar com Aids.
Atualmente, a Aids é considerada uma doença de perfil crônico (abre portas para doenças inoportunas). Ela não tem cura, mas tem tratamento, de maneira que uma pessoa com a doença pode viver com o vírus HIV por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma. Quanto mais cedo a presença do vírus for detectada, mais eficiente poderá ser o tratamento.

O Vírus da Imunodeficiência Adquirida é o vírus causador da Aids. Ao entrar no organismo humano, ele se instala nas células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do corpo. As células mais atingidas pelo HIV são os linfócitos CD4+, justamente aquelas que comandam a resposta específica do corpo diante de agentes como vírus e bactérias.
Instalado dentro das células, o vírus consegue se multiplicar e se espalhar pela corrente sanguínea, contaminando outras células. Com a defesa do corpo prejudicada pelo vírus, a pessoa infectada fica sujeita ao aparecimento de vários tipos de doença.

Mas o HIV pode levar vários anos dentro de um organismo antes de aparecerem os primeiros sintomas. Isso depende do estado de saúde da pessoa, principalmente. Por isso, ser portador do vírus HIV é diferente de ter Aids.

Alguns sintomas do vírus:
- Fique atento a febres ou suores noturnos excessivo. 

  • Esses sintomas comumente ocorrem durante os estágios iniciais de uma infecção por HIV, que são chamados de Estágio Primário ou Agudo de Infecção por HIV. Novamente, muitas pessoas não têm esses sintomas, mas normalmente os sentem de 2 a 4 semanas após contraírem o HIV.
  • Calafrios, dores musculares, inflamações na garganta e dores de cabeça – que também são sintomas de gripe e resfriado – também podem ser sinais de uma infecção por HIV.

- Verifique se há glândulas inchadas no pescoço, nas axilas ou na virilha
- Observe casos de náuseas, vômitos e diarreia.
- Preste atenção a úlceras bucais e genitais
- Determine se você está sentindo fadiga aguda sem causa explicável

Reconhecendo Sintomas Avançados

- Fique atento à tosse seca
- Observe manchas irregulares (vermelhas, marrons, rosadas ou púrpuras) na pele.
- Preste atenção caso você pegue pneumonia.
- Fique atento a infecções fúngicas, especialmente na boca.
- Examine suas unhas para obter sinais de fungos.
- Determine se você está sentindo uma rápida perda de peso sem causa conhecida

Não espere que os sintomas ocorram para ser examinado!
Muitas pessoas não sabem que têm o HIV até os sintomas aparecerem, muitas vezes confundido como uma gripe. O vírus pode ser carregado pelo seu corpo por dez anos antes de os sintomas começarem a surgir. Se você tiver um motivo para pensar que contraiu HIV, não permita que a falta de sintomas lhe impeça de se examinar. É melhor saber de seu estado o mais rápido possível.

  • Se você estiver preocupado, marque uma consulta com seu médico de preferência.
  • O HIV não é um vírus encontrado no ar ou em alimentos. O vírus não sobrevive muito tempo fora do corpo.
  • Por favor, faça o teste! Caso não saiba se você contraiu a doença ou não. Isso será correto e seguro para você e para os outros.

Este blog não tem caráter de diagnóstico! Se você esta com dúvidas, nada melhor que procurar um posto de saúde do governo ou seu médico de preferência e solicitar um exame de DST/HIV e tirar suas dúvidas! O quando antes o diagnóstico, melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário